quinta-feira, 7 de maio de 2009

O brilho de mil sóis


Acabei de ler um livro que conta a história do projeto Manhattan, desenvolvido pelo governo norte-americano durante a Segunda Guerra Mundial. Dele se originou a bomba atômica e a era nuclear, um tempo de pesadelo para o planeta que se iniciou a partir de 1945 e que mesmo após o fim da guerra fria, está longe de terminar. Muito interessante os detalhes das pesquisas sobre os elementos químicos utilizadas para provocar a reação em cadeia e sobre as bombas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki.

Queria citar um trechinho que me marcou muito e que provavelmente vai despertar curiosidade em quem ler. Foi narrado por um médico chamado Paulo Nagaí que estava em Nagasaki, no dia 9 de agosto de 1945.

"(...) A pressão imediata [provocada pela bomba] foi tamanha que, no raio de um quilômetro, todo ser humano que se encontrava do lado de fora, ou num local aberto, morreu instantaneamente ou dentro de poucos minutos. A quinhentos metros da explosão, uma jovem mãe foi encontrada com o ventre aberto, seu futuro bebê entre as pernas. Muitos cadáveres perderam suas entranhas. A setecentos metros, cabeças foram arrancadas e, por vezes, os olhos saltaram das órbitas."

2 comentários:

Unknown disse...

esse livro é uma historia perfeita...
baseado na bomba, eu recomendo pra quem tem dificuldade na materia de quimica. e pra todos que procuram saber sempre mais...

Unknown disse...

Li a cerca de vinte anos atrás. Reli novamente a pouco tempo. Recomendo a todos